Post

Gases de proteção no processo TIG

Os gases utilizados no processo TIG possuem a função de:

- Formar e estabilizar o arco elétrico
- Proteger a poça de fusão de contaminantes atmosféricos
- Proteger o eletrodo de tungstênio da oxidação.

Estes gases devem ser inertes, sendo os mais utilizados o argônio, o hélio, a mistura de argônio e hélio e a mistura de argônio e hidrogênio.

O argônio é o gás mais utilizado no processo TIG devido o seu baixo custo. Além de proporcionar uma alta estabilidade do arco, auxilia com uma ótima penetração de solda (dependendo da aplicação) e possui uma alta densidade relativa de 1,38.

Em casos que seja necessário um maior aporte térmico, é recomendado o uso do gás hélio ou misturas de hélio com argônio.

O gás hélio possui alta condutividade térmica sendo superior ao argônio. Fornece mais calor a poça de fusão, porém, a utilização deste gás puro ocasiona alguns pontos desfavoráveis, como o alto custo, alta tensão do arco, difícil ignição do arco e uma baixa densidade relativa de 0,14.

A mistura de argônio e hélio é uma alternativa de proteção ideal para determinados tipos de aplicação. Principalmente as que necessitam das características intermediárias dos dois gases. O gás hidrogênio possui característica redutora e pode ser adicionado ao argônio em quantidades que sejam menores que 5%.

Esta mistura é indicada para auxiliar a aumentar a penetração da solda e a velocidade da soldagem em aços inoxidáveis.

Fonte: Apostila de Soldagem TIG – SENAI.

Compartilhe

Logo

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro em primeira mão de produtos, promoções e muito mais!